sábado, 25 de fevereiro de 2012

VAMOS COMBINAR?

 Olá, mulherada fashion? E aí? Como foram de Carnaval? Espero que tenham retornado revigoradas, afinal hoje vamos falar mais sobre cores e suas combinações.

O importante aqui é lembrarmos de combinar. E lembrarmos que combinar nem sempre significa igualar a cor da blusa com a da calça e assim por diante.

Para ilustrar bem o perigo que isso pode significar, eu vou relatar algo que aconteceu com uma amiga muito querida, a mais ou menos uma semana atrás.

Bem, ela estava ali na calçada do seu prédio averiguando com o porteiro a extensão dos estragos do arrastão sofrido pelo prédio vizinho, quando de repente, algo verde surgiu na sua frente.

Era uma mulher por volta dos 50 anos, que trajava....sandalinha flat de dedo com pedrarias , saia longa amassada com detalhe de crochê largo na cintura, casaco 7/8 em tecido brilhante e bolsa. Como se a produção já não fosse errada o suficiente, tudo que a tal mulher vestia era verde bandeira!!!


Aposto que deu para vocês imaginarem a cena. De acordo com minha amiga, até o porteiro ficou boquiaberto diante da transeunte. Bom, uma coisa é certa, ela parou o trânsito, mas será que da maneira certa? Acho difícil!

Pensando bem, talvez a mulher verdura se tivesse aparecido exatamente na hora do arrastão, quiçá não o teria evitado (porque até ladrões tem bom gosto) e ela poderia tê-los afugentado com tanto VERDE ou causado sobre eles o mesmo efeito do tal spray paralisante usado pela polícia americana.

Então, achei útil salvar vocês desses tipos de acidente de percurso. Não que eu ache que vocês possam errar tanto assim, porque para piorar tudo, a mulher samambaia deve ter se esforçado para sair de casa vestida assim nesse dia.

Na minha cabeça, qualquer um de nós mesmo que tentássemos com tanto afinco monocromar o visual teríamos encontrado certa dificuldade técnica em pinçar tantos itens do mesmo tom. Sorte a nossa, certo?

Cores, pessoal, se combinam, se misturam, não se igualam....pelo menos no que diz respeito à roupas.


Looks monocromáticos, por sorte, estão na moda, mas sempre foram considerados extremamente brega, assim como os conjuntinhos fechados. Na teoria a breguice advém do fato de que quem usa tudo da mesma cor demonstra uma imensa falta de criatividade e inabilidade em combinar peças e a graça da moda está toda aí, em combinar.

Ainda assim, mesmo para criar um visual monocromático há de se ter um certo know-how, e, se arriscar, pode te fazer sair feito um gafanhoto mutante, é melhor evitar.

Para misturar com segurança use sempre um tom neutro como base. Pode ser preto, cinzas, marrons e suas variações de terrosos, branco, off white, bege, azul marinho...Daí, você dá destaque a uma cor em especial, tipo um tom de amarelo, azul, roxo, rosa, laranja e por aí vai.

Looks monocromáticos dão certo sempre nos tons de base, então se optar por uma cor só no visual, que seja tudo branco ou tudo preto. Para os terrosos, melhor escolher os tons sur tons, que nada mais são do que a escolha de peças de cores de um mesmo gênero só que em degradês, como, por exemplo, uma blusa marrom café com uma calça em tom fendi (marrom esverdeado).


Há outras opções de combinação, principalmente neste verão que teve uma onda de color block, que são as misturas de cores fortes. Para se arriscar nessa onda, confie no seu golpe de vista e coloque as peças próximas uma da outra para avaliar o conjunto.

Como eu adoro cores, seguem algumas das combinações diferentes de que tanto gosto. Aposte em roxo com verde ou amarelo. Azul vivo fica bem com rosa claro. Branco com areia ou off white também é chiquérrimo. Amarelo, laranja e rosa também ficam lindo juntos, e alegram o visual. E se sua escolha for um vestido em cor vibrante, por favor esqueça a sandália preta e calce algo nude, pelo menos.

As cores precisam ir umas com as outras, não serem iguais umas das outras. Estamos na era da diversidade. Nem as cores gostam de ficar tão segregadas. Quem gostaria, vamos combinar?